Marketing e Sustentabilidade

Caros torcedores, a partir de janeiro de 2010 nosso departamento passará a incorporar, oficialmente, o tema sustentabilidade. Mais que isso, vamos criar o primeiro planejamento deste segmento no clube. Será um desafio, pois seremos também os primeiros a instituir tal ação entre todos os clubes do Brasil.

Será um ponto de partida, mas fundamental para balizar ações do clube em busca de sua sustentabilidade social, ambiental e econômica. Quem quiser contribuir com este planejamento poderá fazê-lo aqui em nosso blog. Nos primeiros dias de 2010 divulgaremos maiores informações sobre nossas idéias. Boa sorte a todos!

Anúncios

11 Comentários

  1. Olá Anotonio! Este canal é apenas para comunicações do e com o departamento de marketing do clube. Vamos criar um canal específico para outras áreas em breve. Para esclarecer, criar o canal é fácil, difícil é manter. Queremos inserir esta ação na rotina do clube e precisamos identificar as pessoas certas para esta manutenção antes de criar este canal. Estamos trabalhando neste sentido.

  2. Entro mais uma vez aqui pra ratificar a condição de anti-democrático deste site. Cadê a area que o torcedor podia se manifestar e reclamar ou elogiar o clube?

    Não somos campeões brasileiros por estas e outras decisões, penso que os louros do Vitória ficam para poucos, e as decepções são da torcida.

    Completa e total falta de respeito para conosco. Título brasileiro, a diretoria não busca, a torcida do Vitória pelo visto nunca vai ter este gosto, nunca vai ser respeitada, nunca vai torcer para um time grande. Graças à sua diretoria, que só pensa no próprio umbigo não ouvindo ninguem.

    Somos os idiotas da corte, em um reino feito para poucos usufruiriem.

    Antonio
    Serrinha-Ba

  3. Acredito que temos de ter uma identidade.
    E o ponto principal para começar a estabelecer essa identidade é o uniforme do time.
    Acho que como no Brasil não existe um time grande com esse desenho, seria perfeito para nós, sempre que essa camisa fosse vista na rua ela seria facilmente reconhecida como a do Vitória.

  4. Olá Diego! A obra está em fase de aprovação. Assim que iniciar divulgaremos o cronograma para conclusão.

  5. Valeu Egberto! Feliz Natal para você também!

  6. Olá Ricardo,

    Eu quero que você seja o portador dos meus votos de um Feliz Natal e de um Ano de 2010, muito feliz para toda a família rubro-negra do Vitoria, do seu funcionário mais simples ao seu presidente.

    Com muito orgulho vejo que alguns dos meus sonhos começam a ser viabilizados e eu quero me regogizar junto a todos voces
    • Pelo novo gramado,
    • Pela nova pintura das arquibancadas;
    • Pela setorização do estádio;
    • Pela presença na São Silvestre,
    • Pela preença e conquista do título no Taekwendó

    O Vitoria está deixando de ser apenas um time de remo e futebol para se tornar grande também nos chamados esportes olímpicos. Eu espero que em 2010, o clube realmente consiga:

    • Montar uma grande equipe para as disputas das competições futebolísticas já anunciadas;
    • Que valorize a prata da casa;
    • Que conquiste o Tetra campeonato de futebol;
    • Que conquiste os campeonatos das divisões de base, para mantermos a hegemonia no futebol.
    • Que conquiste o deca campeonato de remo;
    • Que monte sua equipe de futsal, para inclusive disputar o campeonato nacional;
    • Que monte uma forte equipe de vôlei visando o campeonato nacional.
    • Que se melhore o estacionamento;
    • Que se viabilize a via expressa e a implantação definitiva do convênio com o Governo do Estado.
    • Etc.

    A vida é feita de sonhos que foram transformados em realidade. Um dos meus sonhos é ver o Vitória como o maior clube de esporte do Mundo. Alguns vão achar isso pretensioso demais, mas, não é. Todo o sonho pode ser transformado em realidade, para tanto precisamos estabelecer uma meta e trabalhar com garra, persistência para viabilizar a trajetória para se alcançar o objetivo desejado.

    O Vitória poderia estabelecer uma meta: SER O MAIOR CLUBE DE ESPORTE DO MUNDO EM 5 ANOS. O que é necessário para tal aconteça?

    Deve ser forte no futebol, para vencer todas as competições, necessárias para ganharmos os campeonatos do mundo interclube dos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. Para tanto, precisamos ganhar o campeonato brasileiro ou a copa do Brasil e a Libertadores da América de 2011 a 2013. e isso exige uma formidável estrutura econômico financeira, de marketing, patrimonial e uma Divisão de base organizada e vencedora.

    No patrimônio, ter uma estrutura robusta e valorizada;

    No marketing, uma estrutura forte e atuante;

    Uma divisão de base, organizada e vencedora.

    Além disso, precisamos contar com apoio político de peso para facilitar a nossa caminhada em direção ao topo e de torcedores parceiros que nos dê o suporte financeiro adequado. Eu acredito muito mais na participação do torcedor do que de patrocinadores comerciais. O torcedor é a alma do clube, ele está comprometido com o sucesso do clube, já o patrocinador comercial quer apenas beneficiar-se como sucesso do clube para ocupar mais espaços no mercado e auferir mais lucros. Como nós ainda não estamos entre os clubes mais importantes do país e, também não estamos no centro do poder econômico e político, ficamos sempre de “cuia nas mãos” em nossas reivindicações. É por isso que a Petrobrás propunha nos pagar R$ 4 milhões por ano enquanto ao Flamengo injetava 5 vezes mais recursos. Agora que o Flamengo é o Campeão Nacional já está chovendo patrocinadores e já se projeta uma receita de R$ 146 milhões.

    Você sabe que todo o torcedor é um pouco de dirigente e também um técnico de futebol. O torcedor sabe do que o Vitória precisa e com certeza está disposto em apoiar a ação da Diretoria a todo o momento, principalmente, se perceber que seu apoio está contribuindo para o sucesso das pretensões do clube. Eu acho que o Vitória está menosprezando o poder da torcida. Ela não é volumosa nem atuante como a do Corinthians ou a do Flamengo ou mesmo a do Bahia, mas, é uma torcida leal e presente, e pode muito bem colaborar para o fortalecimento econômico financeiro do clube. O que falta é um plano para tal.

    A base da nossa torcida está aqui no Estado da Bahia, cuja população estimada é de 14 milhões de indivíduos. Creio que deste universo, cerca de 850 mil a R$ 1.000 milhão e pessoas torcem ou simpatizam com o Vitória. Aqui no Estado, o torcedor ou é Bahia ou então é Vitoria. Se o Departamento de marketing bolar um plano de arregimentação desse pessoal para viver uma parceria visando um objetivo definido, certamente uma significativa parcela destes simpatizantes colaborarão.

    Agora, imagine 600 mil pessoas ( esse é um número imaginário, estimado, irreal para uns, possível para outros, mas o importante é que ele sinaliza que podemos trabalhar com algo muito maior do apenas 20 mil associados ) pagando mensalmente R$ 10,00, uma receita mensal de R$ 6 milhões, ou anual de R$ 72 milhões. Uma receita a mais, independente das quotas de televisão, da venda de jogadores, da propaganda estática e algumas outras fontes que desconheço a denominação e valor, que podem ser direcionadas para ampliar e qualificar tanto o Departamento de Futebol Profissional como a Divisão de Base, o complexo Benedito Dourado da Luz, e viabilizar um projeto de esportes olímpicos.

    Eu gostaria de ver o Vitória com participação efetiva, marcante em todas as áreas do esporte, seja o futebol profissional nos esportes olímpicos brasileiros, tais como, participando dos campeonatos brasileiros de vôlei, de basquete, de natação, saltos ornamentais, futsal, atletismo, boxe etc. como vejo com o Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Vasco da Gama e outros.

    Agora vamos às ações:

    1 estabelecer uma meta. Ser o maior clube esportivo do planeta até 2015.
    2 traçar a trajetória para alcançar esta meta;
    a) Ampliar o número de associados e arrecadar mais;

    No site do SMV consta apenas o número total de 7.442 associados ( entre as diversas categorias ). Sei que existe uma meta de 20 mil associados.

    Agora vamos admitir que se consiga os tais 20 mil associados pagando pelo plano OURO, ou seja R$ 600,00 ano. Se assim for, o máximo que este programa arrecadará será 20 mil x R$ 600 ano = R$ 12 milhões.ano

    Creio que podemos alterar este programa, buscando uma meta mais ambiciosa. Se 600 a 850 mil torcedores pagarem uma contribuição mensal de R$10,00, o clube pode ter uma receita mensal de algo em torno de R$ 6 a 8,5 milhões. Ou cerca de R$ 72 milhões a 102 milhões ano. O clube pode estudar formas alternativas para fazer esta cobrança, que seja fácil para que qualquer torcedor, em qualquer lugar do mundo possa colaborar. O Vitoria deve procurar seduzir o torcedor, valorizando o torcedor rubro negro, diferenciando-o em relação aos demais.

    O torcedor rubro negro deve sentir orgulho de torcer para um clube que,
    • Um título de Sócio Torcedor
    • Cartão afinidade, como o cartão do Jornal Correio da Bahia que permite o acesso a espetáculos com o desconto.
    • pode até abrir os portões do estádio, gratuitamente, para quem mostrar a carteirinha de associado, em dia, afim de assistir o espetáculo.
    • além de ser vitorioso, de não depender de terceiros ( patrocinadores), o distingue, o valoriza em relação aos torcedores das demais equipes. Um clube que coloca no jornal um agradecimento público ao seus sócios torcedores pela sua participação na conquista de títulos;
    • Um clube que apresenta uma gestão transparente;
    • um clube que premia o torcedor que vai ao Barradão com espetáculos futebolísticos de gala, triunfos e mais triunfos e títulos….
    • Um clube que oferece brindes aos seus torcedores
    • Um clube com situação financeira tão sólida que se dar ao luxo de abrir as portas do Barradão, não cobrando nada em seus espetáculos porque os ingressos estariam automáticamente pagos pelos seus sócios torcedores.
    • Afinal de contas, o estádio tem a capacidade de 30 mil torcedores e seu quadro social seria bem superior a este número. Na prática todos estão pagando para ver o espetáculo. Tenho notícias de o Atlético Paranaense já procede desta maneira

    b) Fortalecer- se financeira, patrimonial e esportivamente;

    Além das receitas habituais que o Vitoria tem através de patrocinadores, premiações pela participação em competições internacionais, quotas de televisão por estar na 1ª Divisão e pertencer ao grupo dos 13, da propaganda estática e outros, poderá contar com o reforço citado no item a, para fortalecer o seu caixa e proporcionar condições para investimentos no patrimônio, como ampliação e melhoria no Estádio Manoel Barradas, conforme projeto já existente, fortalecer o time de futebol com melhores jogadores e qualificar os departamentos afins, melhorar as divisões de base, desenvolver um projeto de esportes olímpicos, etc.

    Com relação ao Patrimônio, tenho conhecimento que existe uma proposta de ampliação e melhoramentos do Complexo Benedito Dourado da Luz. Vi a maquete num dos sites ligados ao Vitoria e gostei. Vamos viabilizar o empreendimento. Informem a existência do projeto à torcida, através de outdoor, noticias em rádio e televisão, panfletagem no estádio, comecem já e marquem uma data para o inicio das obras, divulguem um cronograma físico-financeiro, convoquem a torcida para cooperar, ( não fiquem esperando patrocinador), divulguem mensalmente o andamento das obras. O torcedor que ver resultados. Dêm satisfação ao torcedor do quanto foi arrecadado, de quanto está sendo gasto na obra, o que é que foi feito, do que é que falta para finalizar a fase da construção e do projeto. O torcedor que viver esse momento. Quanto mais transparência o clube proporcionar ao torcedor, mais apoio a Diretoria terá. Agradeça ao torcedor o apoio que ele esta dando. Faça como o Corinthians mande colocar uma imagem estilizada da torcida na camisa do clube. Amplie e embeleze o Barradão. Temos verde demais, contrate um paisagista, vamos florir o Barradão. Esse comprometimento clube – torcida deve ser sempre enfatizado. Tenho certeza que nós não precisamos da Petrobrás, da Cia Vale do Rio Doce, da LG, da Odebrecht, ou de qualquer outra para dar suporte ao crescimento do Vitória. Nós precisamos da paixão da torcida do Vitória. No futuro, as empresas é que virão a nós com o “pires na mão”…

    Reformando e ampliando o Barradão, podemos convocar os sócios torcedores para passarem tardes agradáveis no Complexo. Lá poderia ter parques de exposição, de diversão para as crianças, áreas para show musicais e muitas outras atrações.

    Vamos precisar do apôio político para melhorar o acesso ao complexo. Tenho notícias de que o Senador João Durval Carneiro conseguiu uma verba de R$ 3 milhões para a via expressa ligando o complexo à Av. Paralela. Precisamos atuar para que esta obra não fique só no papel. Nós temos vereadores, deputados, senadores que são torcedores do clube e alguns até atuantes dentro do clube. Precisamos trabalhar para que a obra entre no orçamento do Governo. O Marketing pode capitalizar os benefícios desta obra para aproximar a comunidade e o Vitoria. Essa obra só existirá porque o Vitória está presente no bairro. Foi o Vitória que levou desenvolvimento para a região, melhoria dos padrões de vida das pessoas, enriquecimento, portanto é de se esperar que os moradores da região tenham simpatia para com o clube, e que pela lógica apareçam mais torcedores.

    O estacionamento deve ser mais amplo e de melhor qualidade; um estacionamento com ruas demarcadas, vagas definidas, asfalto ou cascalho e mais saídas e entradas.

    Os recursos também podem ser aplicados para melhorar as Divisão de Base, o remo e os outros Esportes, chamados de Olímpicos.

    Esportivamente podemos trazer bons jogadores, formar uma ótima Comissão Técnica, qualificar mais os departamentos médico e físico, reforçar o Remo, viabilizar os esportes olímpicos.

    c) Padronização do uniforme;

    O Vitória me parece que é o clube mais velho, o mais tradicional do campeonato brasileiro, porém não é identificável com precisão, porque o seu uniforme ainda não é de todo conhecido. Há mais ou menos 20 anos que o Vitória troca de uniforme em praticamente todas as temporadas. Se, por um lado, procuramos andar na moda, por outro, perdemos identidade.

    Se, num jogo qualquer, no território nacional;
    • uma equipe estiver com um uniforme banco e outra com camisa vermelha e bermudas branca, vem logo à mente Santos x Internacional;
    • se, por outro lado, uma equipe estiver com camisa vermelha e preta com listras horizontais e bermuda branca e a outra com camisa listradas na vertical em preto e branco e bermuda preta, todos vão pensar tratar-se de um jogo entre Flamengo e Botafogo ( dificilmente alguém pensará em Vitoria x Ceará, ou Atlético do Paraná x ABC);

    • Se, estas equipes estiverem com camisa branca e bermudas azuis e a outra com camisas branca com listra obliqua preta da esquerda para a Direita, todos pensarão tratar-se de um jogo entre Bahia e Vasco da Gama, ninguém imaginará tratar-se da Ponte Preta.

    Precisamos ter um uniforme padrão, algo como a camisa comemorativa dos 110 anos de fundação, que pode ser melhor trabalhada por estilistas ou desenhistas de moda. Eu ainda não vi no Brasil uma outra agremiação com uniforme semelhante Apresentaríamos os dois escudos ladeando o leão que é marca registrada do Vitoria. Pensem nisso

    Frente Verso

    Um Prospero ano novo para todos os rubro-negos do Vitoria

    Saudações

    Egberto E Melo

  7. Oi Ricardo,
    Gostaria de saber informações quanto a modernização do estacionamento ao lado do Barradão. Aquele “pasto” é uma vergonha para nosso time. E a parceria com o governo do Estado para a infraestrutura deste local? A área é grande, e diversas ações de sustentabilidade podem ser desenvolvidos neste local.
    Valeuz

  8. Quando vai ser o lançamento da nova camisa para a mídia?
    Porque na net já está rolando as fotos, já que a loja do leão já está vendendo.
    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=14850926823443762534&aid=1261505139

  9. se vcs conseguirem colocar 2% das ideias de vcs em prática eu acredito

  10. Vamos tentar aproveitar a idéia, João.

  11. AÇÃO PROMOCIONAIS PRA 2010
    a venda da camisa do craque da rodada, o craque da rodada teria a sua camisa no dia seguinte na loja do vitória com o autografo do mesmo, a camisa seria vendida por um preço diferenciado. O comprador ainda teria direito a conhecer o jogador que vestia a camisa.

    socios teria desconto na compra.


Comments RSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s